quinta-feira, 28 de junho de 2018

Cansaço

Estou cansada de não ter tempo para nada além da escola. Estou cansada de burocracias inúteis. Estou cansada de reuniões. Estou cansada de trabalhar em função de Metas e Planos de Melhorias completamente irrealistas e inadequados. Estou cansada de cumprir ordens e regulamentos. Estou cansada de ter o meu mail entupido com correspondência da escola, sempre a solicitar papelada com a máxima urgência! Estou cansada de não ter tempo para marcar uma simples consulta médica, porque nunca sei se não irei ser convocada (de véspera!) para uma reunião nesse mesmo horário. Estou cansada, muito cansada. Cansada desta porra de burocracia em que se tornou o nosso Ensino que só nos desmotiva e desgasta.

domingo, 24 de junho de 2018

domingo, 17 de junho de 2018

Pedrógão

Um ano depois, continuo a questionar-me como foi possível este Horror. Pobre país este que deixa entregue à sua sorte as suas gentes, em particular, as mais vulneráveis. Infelizmente, Portugal continua a ser Lisboa. O resto, é paisagem.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Sufocar a alma

Se há pessoas pelas quais não tenho a menor consideração são as bajuladoras. Não as suporto. Sufocam-me a alma.

domingo, 10 de junho de 2018

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões

sábado, 9 de junho de 2018

No Me Encontraron


[Qué bonito! Lorca siempre vivo!]

Tuliparia


quarta-feira, 6 de junho de 2018

Nostalgia

Tenho saudades do tempo em que não havia internet, nem e-mails nem a partilha de documentos na porra da OneDrive do Office. 

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Desabafo de professor(a)

Chega-se a esta altura do ano (letivo), uma pessoa começa a fazer revisões da matéria dada para as Fichas de Avaliação Sumativa e a pergunta que se (nos) coloca é sempre a mesma: "Mas que raio, andei a falar prás paredes o ano todo?" Não é fácil ser professor(a).

domingo, 3 de junho de 2018

Cebola crua com sal e broa

Há livros que nos conquistam logo à primeira. Desde logo pelo título que me soou tão familiar: "Cebola crua com sal e broa". Que achado de título! Um título que me reporta (tal como ao pequeno Miguel) às memórias duma infância também ela passada numa aldeia do Marão, a comer cebola crua com sal e broa, à merenda, e que me sabia pela vida! Ainda hoje, não resisto a cebola crua com sal e broa... A melhor merenda do mundo! Obrigada Miguel Sousa Tavares por este delicioso volume de memórias "da infância para o mundo".