sábado, 24 de agosto de 2013

"A Gaiola Dourada"

Ontem, lá consegui arranjar tempo para ir ver "A Gaiola Dourada" . Devo dizer que foi o 1.º filme português que fui ver ao cinema (eu sei, até parece mal dizer isto, mas é verdade...) e logo com sala cheia! Pois bem, vou repetir o que já toda a gente disse: o filme é excelente e retrata de forma muito real a vida dos emigrantes portugueses em França. Praticamente toda a minha família está emigrada em França e, talvez por isso, o filme me tenha tocado de uma maneira tão especial (por várias vezes, não contive as lágrimas, confesso...) Aquela Maria (papel brilhantemente interpretado pela Rita Blanco) e aquele José (Joaquim de Almeida), poderiam muito bem ser as minhas tias e os meus tios que, nas décadas de 60/70, para fugirem à pobreza, partiram em busca de uma vida melhor e que, depois de muitas dificuldades e de muitos anos de  trabalho árduo, cumprem o sonho de uma vida: regressam ao seu país, à sua aldeia natal.

Sem comentários: