quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempo, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de amor espanto:
Que não se muda já como soía.


Camões

11 comentários:

isabelprofesssoracommuitapena disse...

Camões...sempre gostei deste sofredor...dele e da Florbela...são gostos...

António disse...

O que sofri com o Camões. Aquelas divisões de orações nos Lusíadas... argh!

Rosário disse...

Eu sempre gostei de Camões, dos sonetos, principalmente. O meu preferido é "Alma minha gentil que te partiste". Lindo, lindo! E triste, tão triste!...

isabelprofesssoracommuitapena disse...

Um dos meus maiores prazeres(batam - me)foi a interpretação total dos lusíadas. Dava-me gosto fazê - lo...é o que eu digo, são gostos!

António disse...

Isabel também já li que gostava de ir viver para Viseu. Ok! Gostos não se discutem, rsss (estou a brincar!!!).

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse...

Bem, quanto aos Lusíadas, nem tudo foi infelicidade.
Um dia, a professora de Português mandou-me ler uma parte daquilo (já não recordo o que era).
Comecei a lenga-lenga, muito monocórdico. Não deveria ter chegado ao quarto verso e a senhora desatou aos berros, que lhe parecia estar a dormir em pé, e a não sentir nada do que lia.
Vai daí, para dar o exemplo, em pé no estrado, abre os braços e começa a declamar. Dá mais uma forte esticadela de braços, grita de dor, encolhe o esquerdo e sai da sala com o direito na horizontal.
Esteve de baixa uma semana, até conseguir encolher a asa, ao que constou.
Voltou piando baixinho e deixou de chatear-me.
Mas, mais importante, tornei-me popular no liceu. Finalmente!...

Rosário disse...

LOOOOL

isabelprofesssoracommuitapena disse...

Ha, ha, ha...pelo menos o Camões sempre serviu para o tornar popular,é de passar a gostar dos poemas..:,)

isabelprofesssoracommuitapena disse...

E já que estamos nos santos populares: Viseu é lindoooo!

Rosário disse...

Sim, também gosto muito de Viseu. Já fui tão feliz lá (que saudades...)