Em jeito de balanço mensal, pode dizer-se que Outubro foi um mês marcante. Pelas piores razões. Outubro não deixa saudades. Nenhumas! Zero!...
sábado, 31 de outubro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Gente que me irrita profundamente!...
Sabem aquelas colegas que, quem as ouve falar, parece que só elas é que são competentes, só elas é que trabalham, só elas é que se preocupam com os alunos, só elas é que têm "casos complicados" na turma?... Pois eu não tenho PACHORRA pra gente assim! Principalmente porque, na maior parte das vezes (para não dizer sempre!), deveriam era estar caladinhas pela sorte que têm! Mas não, acham sempre que os outros é que são uns sortudos (só se for por terem mais alunos e o dobro do trabalho!...Sim, agora estou a falar de mim!). É nestas alturas que sinto (ainda) mais a falta de alguns colegas com quem trabalhei (Isabel, David, Paula, Anabela...). Voltem please!...
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Uma tarde muito atribulada!
A?... Toca de telefonar para a Linha Saúde 24 (onde fui muito bem atendida, há que dizê-lo!), colocar o aluno na sala de isolamento, chamar o Encarregado de Educação (o que foi o cabo dos trabalhos!), comunicar a ocorrência ao Agrupamento... Uma canseira (e alguma preocupação, tenho de confessar...). Enfim, não há-de ser nada (não sei, digo eu...).
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Há doenças piores que as doenças,
Há doenças piores que as doenças,
Há dores que não doem, nem na alma
Mas que são dolorosas mais que as outras.
Há angústias sonhadas mais reais
Que as que a vida nos traz, há sensações
Sentidas só com imaginá-las
Que são mais nossas do que a própria vida.
...
Fernando Pessoa
domingo, 25 de outubro de 2009
Gostar por obrigação...
Quem me conhece sabe que eu não sou de fazer fretes nem de fingir o que não sou. Não admito , portanto, que me imponham a presença de certas pessoas só porque são "da família". Porque parece mal. Quero lá saber! Pra mim, são-me indiferentes e dispenso a sua presença. Estou a ser má?... Ok, pronto, paciência! É o que penso. Não sou de gostar por obrigação...
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Estou farta!
Estou farta de não ter tempo para nada, além da escola. Estou farta de burocracias inúteis. Estou farta de reuniões. Estou farta de trabalhar em função de Planos e Projectos de toda a espécie. Estou farta de cumprir ordens e regulamentos. Estou farta de estar preocupada se "tenho tudo em ordem". Estou farta de não ter tempo para preparar as aulas como gostaria porque o tempo não chega para tudo. Estou farta de ver a caixa de entrada do meu e-mail entupida com correspondência da escola (mesmo durante o fim-de-semana!) Estou farta de não ter tempo para marcar uma simples consulta médica porque nunca sei se não irei ser convocada (de véspera!) para uma reunião nesse mesmo horário. Estou farta! Farta! Farta!... (E cansada, muito cansada!...)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
As palavras
São como cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
...
Eugénio de Andrade
(Hoje, mais do que nunca, sinto cada palavra destes versos! Só na poesia encontro as palavras certas para dizer a dor que me vai na alma!)
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Comentário do dia...
Hoje, na escola, dramatizei com os alunos uma cena retirada d'O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos. Era um diálogo entre o Zezé e a professora. Comentário de um aluno no fim da representação:
- A professora é que "teatra" bem! Parece mesmo uma professora!...
Mas por que raio é que eu preciso de um blogue?...
Esta madrugada, pus-me a ler o blogue desde o início (não liguem, coisas de quem dorme mal!...) Revi-me em cada post publicado (poesias, músicas, filmes, fotos, reflexões...). Não há volta a dar-lhe, este blogue é a minha cara! É um blogue feito de estados de espírito: tão depressa está tudo bem, como a seguir está tudo mal!... Ou, como diz a canção "tão depressa o Sol brilha, como a seguir está a chover..." (Já cá faltava a meteorologia!rsss) Resumindo, mas por que raio preciso eu de um blogue?... A quem interessam as minhas divagações e lamúrias ?... A ninguém!... Dahh!!!
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Pode alguém ser quem não é?
Eu, não. Mas, há tanta gente que pode e é! Às vezes, tenho inveja dessas pessoas... Se calhar, elas é que estão certas, sei lá...
domingo, 11 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Momento "As Lições do Tonecas"...
P-Que partes formam uma planta completa?
R: Primeiro ficam bonitas e depois murcham.
P- Diz o que entendes por ser vivos.
R: Primeiro ficamos pequenos e depois vamos crescer e depois ficamos grandes e depois ficamos velhos e depois morremos.
P- Na respiração realizam-se dois movimentos. Quais?
R: É a nutrição e a digestiva.
P-Quando se compram determinados produtos é muito importante observar o prazo de validade. Porquê?
R: Porque eles são muito caros.
R: Primeiro ficam bonitas e depois murcham.
P- Diz o que entendes por ser vivos.
R: Primeiro ficamos pequenos e depois vamos crescer e depois ficamos grandes e depois ficamos velhos e depois morremos.
P- Na respiração realizam-se dois movimentos. Quais?
R: É a nutrição e a digestiva.
P-Quando se compram determinados produtos é muito importante observar o prazo de validade. Porquê?
R: Porque eles são muito caros.
*Eis algumas respostas dadas pelos meus alunos do 4.º Ano numa Ficha de Avaliação Diagnóstica. Não sei se chore ou se ri... (Bem, se um dia ficar desempregada, sempre posso publicar um livro de anedotas!...)
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Esta vida de professor(a) está a dar cabo de mim...
Esta vida de professor(a)
Está a dar cabo de mim
(Pam-param-param-param-param-param-param)
De segunda a sexta-feira
Trabalho sem parar
E nem ao fim-de-semana
Eu consigo descansar...
A papelada é tanta
Já m'estou a passar
Com tanto relatório
Qu'é preciso apresentar!
Esta vida de professor(a)
Está a dar cabo de mim
(Pam-param-param-param-param-param-param)
*Aceitam-se sugestões para continuar o "hino" ao professor actual...
Está a dar cabo de mim
(Pam-param-param-param-param-param-param)
De segunda a sexta-feira
Trabalho sem parar
E nem ao fim-de-semana
Eu consigo descansar...
A papelada é tanta
Já m'estou a passar
Com tanto relatório
Qu'é preciso apresentar!
Esta vida de professor(a)
Está a dar cabo de mim
(Pam-param-param-param-param-param-param)
*Aceitam-se sugestões para continuar o "hino" ao professor actual...
"Então, que vais fazer no fds?"
No fim de uma conversa ao telefone com uma amiga minha, ela pergunta-me "Então, que vais fazer no fim-de-semana?" E eu: "Olha, o que faço sempre: vou trabalhar!...Tenho "montes" de coisas da escola para fazer!... Resposta dela:"Isso não dava pra mim! Era o que faltava! "(Claro que essa minha amiga não é professora!..)
Mudam-se os tempos...
Hoje, comemora-se o Dias dos Correios. A propósito da data, pus-me a pensar no prazer que era escrever e receber cartas. Em papel. Lembro-me de me dizerem que gostavam das minhas cartas porque "era como se fosse eu a falar nelas!". Nunca me esqueci desse comentário! Agora, escrevemos e enviamos e-mails...mas não é a mesma coisa! (Olha, vou escrever uma carta:-)
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Amor sem tréguas
É necessário amar,
qualquer coisa, ou alguém;
o que interessa é gostar
não importa de quem.
Não importa de quem,
nem importa de quê;
o que interessa é amar
mesmo o que não se vê.
Pode ser uma mulher,
uma pedra, uma flor,
uma coisa qualquer,
seja lá do que for.
Pode até nem ser nada
que em ser se concretize,
coisa apenas pensada,
que a sonhar se precise.
Amar por claridade,
sem dever a cumprir;
uma oportunidade
para olhar e sorrir.
António Gedeão
* Gosto muito deste poema. Há muito que o não lia. (Re)li-o hoje na escola aos alunos (o poema faz parte dos textos do manual de Língua Portuguesa) e eles gostaram muito. Também, quem não gostaria de um poema tão belo, não é?... Aqui fica, para quem o quiser ler ou reler!
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Vale a pena ler isto!
Leiam este MANIFESTO CONTRA A RACIONALIDADE de João Gomes de Almeida. Encontrei-o via Corta Fitas e ADOREI! Quem não conhece, fica a conhecer, quem já leu...lê de novo:-)
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Ser professor, hoje, não é fácil!
Estou farta de passar os meus dias (fins-de-semana incluídos!) à volta de papeis. Ele é o PCT, o PAA, o PEA, o PEPS, o PNL... Ah! Este ano, como bónus, ainda temos a questão da Gripe A... Ser professor, hoje em dia, é viver apenas e só para a escola! Ter vida própria? Família? Era só o que faltava!... Nem pensar! Tens a escola e basta! Talvez se adiantares a papelada arranjes um tempinho para ti ou para a família... Mas só se te despachares, ouviste?... E agora eu pergunto: com tanta mudança, com tanta alteração ao funcionamento das escolas, será que o Ensino está melhor? As estatísticas e os "ditos" estudos da OCDE dizem que sim (como é da praxe!). Eu digo que não. Mas isso sou eu, uma simples professora que, coitada, (ainda) acredita que a sua missão principal é ensinar em vez de preencher papeis... Enfim, não liguem, é que eu ainda sou do tempo em que essa era, realmente, a função de um professor!
domingo, 4 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
Esta música é o máximo!
É impossível ficar indiferente a esta alegria contagiante!
(Faz-me sentir bem!...)
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Será que isto só acontece comigo?...
Para início de conversa: DETESTO ir à cabeleireira! Vou muito (mas mesmo muito!) raramente.Todo o ritual da ida à cabeleireira é um suplício pra mim (é quase como ir ao médico! Sério!rsss). E quando me perguntam: "Então, é pra fazer o quê?". E eu lá respondo a medo: "É só pra cortar as pontas..." Mas, por qualquer razão que eu desconheço, não devo falar a linguagem delas porque, em vez das tais pontas que pedi para tirar, CORTAM-ME, SEMPRE, metade do cabelo! GRRRRRRRRRR!!! QUE RAIVA!!!
- Mas eu só tinha pedido para cortar um bocadinho:-(
Uma pessoa atura cada uma...
Aproveitei o intervalo de almoço para ir comprar uma prenda de aniversário. Antes não fosse! Eu explico: então não é que o fedelho que me atendeu, quando percebeu que eu era professora do 1.º Ciclo, sai-se com esta: "Ai é? Que rica vida! Esses, não fazem nada! Passam ali o tempo a fazer uns risquinhos com os miúdos e venha o ordenado ao fim do mês!". Bem, passei-me! Em 1.º lugar, se o olhar matasse, tinha-o fulminado logo ali! Não me contive. Disse-lhe poucas e boas! Ah! Se disse! No fim de me ouvir, pediu-me desculpa. Ignorei-o. Dei-lhe boa tarde e vim-me embora. (Claro que não comprei nada!)
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)