terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ser professor, hoje, não é fácil!

Estou farta de passar os meus dias (fins-de-semana incluídos!) à volta de papeis. Ele é o PCT, o PAA, o PEA, o PEPS, o PNL... Ah! Este ano, como bónus, ainda temos a questão da Gripe A... Ser professor, hoje em dia, é viver apenas e só para a escola! Ter vida própria? Família? Era só o que faltava!... Nem pensar! Tens a escola e basta! Talvez se adiantares a papelada arranjes um tempinho para ti ou para a família... Mas só se te despachares, ouviste?... E agora eu pergunto: com tanta mudança, com tanta alteração ao funcionamento das escolas, será que o Ensino está melhor? As estatísticas e os "ditos" estudos da OCDE dizem que sim (como é da praxe!). Eu digo que não. Mas isso sou eu, uma simples professora que, coitada, (ainda) acredita que a sua missão principal é ensinar em vez de preencher papeis... Enfim, não liguem, é que eu ainda sou do tempo em que essa era, realmente, a função de um professor!

8 comentários:

Unknown disse...

Esqueceste de referir as reuniões, além disso tudo...ora deixa ver tive reunião na segunda, terça e quarta da semana passada...hoje tive reunião, amanhã vou ter outra vez...na próxima segunda outra, na terça outra...bem, por enquanto tenho tido muitos dias livres...já agora, o que é o PEA?Será algum documento que eu ainda não conheço?

António disse...

PCT? PAA? PEA? PEPS? PNL?
Caramba, isso parece um boletim de voto. Coitada de si!...

Unknown disse...

Ha, ha, ha, ha(morta de riso) - Nunca yinha pensado nisso, mas é verdade!

Rosário disse...

Isabel, não esqueci as reuniões (elas já são intrínsecas à vida dos professores!...)

António:Não se trata de um boletim de voto, mas, realmente parece!...

Traduzindo:

- PAA (Plano Anual de Actividades)

- PCT (Projecto Curricular de Turma)

- PEA (Projecto Educativo do Agrupamemnto)

- PEPS - Promoção e Educação Para a Saúde)

- PNL (Plano Nacional de Leitura)

Ah! Esqueci-me de referir o PCA (Projecto Curricular de Agrupamento) do qual tb faço parte!...

Já agora, o António não é professor? E não tem de trabalhar estes Projectos?... SORTUDO! Tb quero ir para essa escola/agrupamento!

E depois, ainda temos de ouvir que as professoras primárias (é assim q sempre nos irão chamar) não fazem nada!Grrrrrrrrrrrrr!

António disse...

Maria: e havia mais um... o PCA, rsss.

Rosário disse...

Realmente, esta vida de professor não é (bem) igual pra todos, está visto...

António disse...

Rosário: coisas de quem está destacado há onze anos...

Rosário disse...

Pois...